Livro quarta década

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP: Quarta Década

Em 2020, o Diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) idealizou um livro para comemorar os 70 anos da Instituição. Os primeiros tempos tinham sido relatados em diversas publicações, às quais se juntara o livro “Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP: Primeiras Décadas”, organizado pelos, então, gestores da FMRP e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e composto por breves textos e muitas fotografias dos primeiros trinta anos de nossa história.

Esta edição deveria contemplar a continuidade da história da FMRP mas, pela exiguidade do tempo, os Organizadores deste novo livro decidiram que ele deveria se restringir à quarta década, vivenciada total ou parcialmente pelos quatro.

O livro inicia com o contexto histórico dos anos 1982-1992 e relata as atividades da FMRP, influenciadas pelas tendências mundiais de ensino e da pesquisa e pelas mudanças na atenção à saúde, decorrentes das inovações no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças (existentes ou emergentes, como a aids) e da implantação do SUS. Relata, também, o movimento de Internacionalização, ainda restrito pela crise financeira que marcou a época, mas foi importante para a introdução de novas técnicas de pesquisa e de ensino na FMRP. E os movimentos estudantis e as conquistas da Atlética também foram comtemplados, assim como os egressos dos dois cursos existentes naquela época (Medicina e Ciências Biológicas – Modalidade Médica).

No âmbito da Universidade, merecem destaque a mudança do Estatuto e a criação das Pró-Reitorias, com consequentes mudanças na estrutura administrativa, que aqui já haviam iniciado. A Comissão de Graduação e de Pós-Graduação já estavam completamente estruturadas e atuantes e, apesar de a Congregação ter optado por postergar a criação das Comissões de Pesquisa e de Cultura e Extensão Universitária, foram instalados Grupos para coordenar as atividades das duas áreas.

A quarta década da FMRP foi marcada, ainda, pela ampliação dos cenários de ensino, pelo movimento de avaliação do ensino médico e pela importante reestruturação curricular, que envolveu os dois cursos existentes, implantada a partir do ano seguinte. Ocorreram mudanças, também, na forma de acesso à Residência Médica e o oferecimento de ano adicional em diversos programas, para contemplar a aquisição de conhecimentos e habilidades em super-especialidades (atual estágio de complementação especializada/fellowship).

Foi nessa época que foi instalado um laboratório para confecção de vídeos didáticos e que iniciou a informatização da FMRP, apoiada pela Diretoria e liderada pelo Departamento de Genética e Matemática Aplicada à Biologia.

Várias agências de fomento apoiaram a FRP na quarta década, mas merece destaque o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que financiou estágios de docentes e funcionários para aquisição de técnicas de Biologia Molecular e ofereceu bolsas de estudo em outras áreas da pesquisa e para a formação em métodos inovadores de ensino. A criação da FAEPA, em 1988, além de propiciar importante suporte ao Hospital das Clínicas e ao iniciante Complexo de Saúde, passou a gerenciar convênios e atividades complementares dos docentes. E juntou-se a essas outras fundações/agências no apoio a pesquisa e na concessão de recursos para viagens de docentes, estudantes e funcionários para eventos científicos.

Este livro, apresenta também, a história dos Departamentos, modificados por aposentadorias, falecimentos dos fundadores e docentes da primeira geração, mas também pela contratação de novos professores, que muito contribuem/contribuíram para o sucesso da Instituição. E encerra, com o relato da Diretoria sobre a “FMRP em 2022”, que demonstra o feliz sucesso da nossa Escola.

Os Organizadores desta edição, de diferentes especialidades, e com diversas experiências, têm em comum a paixão pela FMRP. O trabalho foi árduo, mas realizado com alegria e propiciou momentos de muita emoção.

Maria de Lourdes Veronese Rodrigues
Valdes Roberto Bollela
Jorge Elias Júnior
Rui Alberto Ferriani

Acesse o livro na íntegra: