É com grande prazer que escrevo o prefácio para a segunda edição do compêndio Semiologia Geral e Especializada, de autoria dos meus estimados professores José Baddini Martinez, Márcio Dantas e Júlio César Voltarelli (in memoriam). Esta obra, essencial tanto para os estudantes de Medicina em formação quanto para os profissionais da área da saúde que desejam enriquecer sua prática clínica diária, aborda aspectos importantes ligados à observação clínica, fisiopatologia e interpretação de sintomas e sinais, bem como das síndromes clínicas mais relevantes.
Ao longo de 78 capítulos, mais de 1.100 páginas, 743 figuras e 313 tabelas, este compêndio apresenta conceitos fundamentais na formação clínica do médico que, nos últimos anos, têm sido relegados a segundo plano em função do emprego crescente e excessivo da tecnologia na prática médica, prejudicando a relação médico-paciente e contribuindo para aumento dos gastos em saúde.
Para esta segunda edição, todos os capítulos foram revisitados, tendo em conta que o original, já esgotado, foi lançado em 2013 e é evidente a evolução das ciências da saúde nesse período. Além disso, um capítulo foi reescrito e dois novos foram introduzidos, um deles abordando a promissora metodologia da ultrassonografia à beira do leito, a chamada ultrassonografia point-of-care, procedimento realizado geralmente em pacientes em estado crítico, onde quer que estejam, e habitualmente ignorado em textos dessa natureza.
Produto da colaboração de 153 autores, a maioria deles ligados à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMUSP), instituição da qual fui aluno e tive a honra de ser diretor, este livro é lançado no ano em que o seu tradicional e conceituado Departamento de Clínica Médica completa 70 anos.
Outra inovação, que conta com o apoio da Reitoria da USP, é a sua publicação no formato de e-book, que poderá ser acessado on-line, de maneira inteiramente gratuita, por qualquer leitor em língua portuguesa, garantindo que o conhecimento da Medicina possa ser compartilhado e democratizado com todos aqueles que tenham interesse em se aprimorar nessa área.
Tenho certeza de que este livro vai enriquecer ainda mais a literatura especializada no campo e se consolidar como referência para consulta de estudantes e de profissionais do domínio da saúde.
Carlos Gilberto Carlotti Junior Reitor da USP
Junho de 2024